O programa “Capacitação de Professor Multiplicador em Educação para o Trânsito-Se Essa Rua Fosse Minha”, desenvolvido desde 2006 pelo Detran de Santa Catarina, recebe nesta quinta-feira, em Curitiba, o 18º Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, como melhor trabalho da região Sul na categoria Empresa. A coordenadora de Campanhas Educativas do Detran, Rosângela Bittencourt, responsável pelo operacionalização do programa desde seu início, receberá a premiação, que vai acontecer às 19h30, no Teatro Paulo Autran. O diretor Vanderlei Rosso também estará presente.
É a segunda vez que o programa “Se Essa Rua Fosse Minha” recebe um prêmio de caráter nacional. No ano passado, o projeto recebeu a terceira colocação na categoria Educação no Trânsito-Projetos e Programas do IX Prêmio Denatran de Educação no Trânsito.
Mais de 400 mil alunos já foram alcançados pelo programa, cujo objetivo, segundo Rosângela, é capacitar professores “para atuarem como multiplicadores em suas unidades escolares, visando a desenvolver ações no âmbito de suas comunidades, buscando a diminuição de acidentes e, principalmente, proporcionando à população de sua região um plano de atividades, com ações de planejamento e execução, de forma sistemática e contínua, na área de educação para o trânsito”.
Com material que procura envolver os estudantes e seus pais – as cartilhas e complementos “Se Essa Rua Fosse Minha”, da Editora Fama – o programa propõe que o trabalho com o tema trânsito em sala de aula receba o mesmo tratamento dispensado aos demais temas transversais propostos pelo MEC. “A proposta é incutir na comunidade escolar a necessidade de um trabalho contínuo e sistemático com o trânsito, pois de nada adiantará programas eventos e realizar atividades em datas pontuais, como a Semana Nacional de Trânsito. É necessário que o tema entre nas áreas curriculares sempre que for possível, tornando-se elemento constante de análises reflexões e debates”, destaca Rosângela.
De 2006 até hoje, 2.076 professores participaram dos cursos promovidos pelo Detran, envolvendo um total de 1.141 escolas em todo o Estado. Ao todo, 408.932 alunos beneficiaram-se com os ensinamentos do programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário